Orientações básicas das vacinas:

Vacina contra Rotavírus (Pentavalente):

Aplicado em esquema de 3 doses (2-4-6 meses) protege o lactente contra as doenças diarréicas agudas causadas pelo rotavírus.


Pentavalente Acelular:

Tem a mesma composição da Hexavalente exceto a Hepatite B, também praticamente isenta de reações, e é aplicada no 4º e 15º mês de vida.


Pneumocócica 13 Valente:

Vacina que contempla 13 tipos de agentes causadores das doenças pneumocócicas: pneumonias, otites, sinusites, e doenças invasivas causadas pelo pneumococo. Aplicada aos 2-4-6 meses de vida e 1 ano de idade.

Deve ser aplicada em crianças de até 5 anos de idade e em adultos acima dos 50 anos em associação à 2 doses da Vacina Pneumo 23.

Vacina contra Influenza (Gripe):

Vacina recomendada para todas as idades já a partir do 6º mês de vida, sendo que na primovacinação até 9 anos de idade necessita de uma segunda dose de reforço após 30 dias. Em 2015 contaremos com a Vacina Quadrivalente (4 cepas).Os reforços são anuais.


Vacina contra Hepatite A:

Recomendada a partir de 12 meses de idade em esquema de 2 doses (2ª dose após 6 meses), protege contra a hepatite transmitida por agua e alimentos contaminados.


Vacina contra Meningite C e Meningite ACWY:

A vacina contra a meningite C é aplicada no 3º e 5º mês com reforço aos 12 meses, quando já poderemos utilizar a vacina ACWY que protegerá contra mais 3 tipos de meningococo além do tipo C.

Vacina contra Varicela (catapora):

Para todas as idades acima de 12 meses em esquema de 2 doses (2º dose após 3 meses) para que a criança seja considerada protegida contra a Varicela.

Podemos adiantar a 1ª dose aos 9 meses de idade em casos de surtos da doença, sendo nestes casos necessário tomar as doses dos 12 e 15 meses da mesma maneira.

A vacina é indicada para todas as idades sempre em esquema de 2 doses, quando então consideramos proteção plena contra a varicela.

Hexavalente Acelular:

Vacina que protege contra 6 doenças (difteria, coqueluche, tétano,paralisia infantil, haemophilus b e hepatite B) combinadas numa só aplicação e praticamente isenta de efeitos adversos (reações). Aplicadas no 2º e 6º mês de vida.

Vacina contra HPV Quadrivalente:

Os Papilomavírus Humanos (HPV) são vírus capazes de provocar lesões de pele e mucosa, sendo mais comum na região genital, as infecções por HPV podem causar Câncer de vagina, colo do útero, pênis e ânus.

O HPV é transmitido pelo contato genital com a pessoa infectada (incluindo sexo oral) e por via sanguínea, de mãe para filho na hora do parto.

Essa importante Vacina é aplicada em meninos à partir dos 9 anos até os 26 anos de idade, e meninas e mulheres dos 9 anos até 45 anos de idade em esquema de 3 doses (0-2-6 meses).


Vacina contra Hepatite A+B:

Para crianças acima de 12 meses e adultos , no esquema de 3 doses e principalmente adultos e adolescentes que não foram vacinados por nenhuma destas duas vacinas.

Vacina contra Herpes Zoster:

Indicada para pacientes acima de 50 anos de idade, para prevenção do "cobreiro", doença extremamente dolorosa causada pela recidiva do virus da catapora que permanece adormecido no organismo de todos nós, nos agredindo novamente em momentos de queda de imunidade temporária.


Vacina Tríplice acelular:

Indicada para reforços apos 4 anos de idade e principalmente adolescentes e gravidas para prevençao do Tetano , difteria e a Coqueluche.A prevençaõ contra a Coqueluche é extremamente importante para o bebê que irá nascer.


Vacina contra Pneumo 23:

Aplicada após o segundo ano de vida para pacientes com comprometimento de sua imunidade e para adultos acima de 60 anos. Esta vacina não substitui em hipótese alguma a vacina pneumo 13.

Vacina contra Hepatite B:

Vacina realizada no esquema de 3 doses para todas as idades. Pode ser combinada com a Vacina da Hepatite A à partir de 1 ano de idade.

Para as crianças e adultos que não receberam a vacina Hepatite B existe a vacina Hepatite A+B que contemplam proteção aos 2 tipos de Hepatite.


Vacina contra Sarampo, Caxumba e Rubéola:

Realizada em esquema de 2 doses após 1 ano de vida. Deve ser aplicada no mesmo dia da aplicação da varicela. Adultos devem também ser vacinados , com essa importante Vacina.

Vacina contra Meningite B:

A vacina protege contra a meningite B, doença considerada de grande letalidade por conta da rápida evolução do quadro clínico após a infecção. É indicada a partir dos dois meses de vida.